sábado, 9 de setembro de 2017

BOQUIM E SEUS TANTOS ANOS DE HISTÓRIAS

BOQUIM FEZ 147... 162...182 ANOS DE HISTÓRIAS

  E o que aconteceu antes de 21 de março?

                                                                              José de Jesus Santos – profº História


Capelinha ainda
 existente na fazenda Novo Horizonte
Em 1835 foi reconhecido o Povoado Lagoa Vermelha, em 1854 a Assembleia Legislativa da Província Sergipana recebeu parecer da Comissão de Justiça Eclesiástica criando a Freguesia de Lagoa Vermelha, finalmente um ano depois foi sancionada lei que reconhecia que o povoado elevara-se a categoria de Freguesia, mas teve ainda necessidade, assim como foi registrado em periódicos de 1856 que o Arcebispo ordenasse ao Cônego Geral que fossem cumpridas as leis que criaram as de Riachão e Lagoa Vermelha.
Antes de pensarmos no Vigário Cravo (Padre Manoel de Nogueira Cravo), temos que lembrar que em Lagoa Vermelha esteve o Capelão Padre José Dias Vieira e Andrade que recebeu recursos financeiros para reformar a capela.
Utilizando-se de jornais sergipanos do século XIX onde podemos encontrar no site da Biblioteca Nacional, vamos aqui levantar alguns causos e personagens antes da mudança da sede administrativa em 21 de março de 1870:
Vamos começar pelo Correio Sergipense de 13 de dezembro de 1854, ed.93 na sua página 03, nos traz a relação para suplentes de Subdelegado de Policia do Distrito de Lagoa Vermelha os cidadãos:

·        Venâncio da Fonseca Dória
·        Antonio Martins da Fonseca
·        Luiz Ferreira dos Santos Rocha
·        Antonio Joaquim D’Araujo
·        Barnabé Martins da Fraga Fontes
·        Manoel da Fraga Pimentel

Na edição 15 de 1856 o mesmo jornal lembra a terrível epidemia de Cholera Mórbus, onde as pessoas contaminadas fugiam dos locais, o que dificultava o combate e controle da doença. Fatos que fizeram com que o governo provincial criasse as Comissões de Socorros, e enviasse ambulância para Vila de Espírito Santo (atual Indiaroba) e à Lagoa Vermelha, sendo desta ultima os seguintes cidadãos nomeados:

·        Antonio de Mattos Freire
·        Mariano Victor de Jesus
·        Tenente Antonio Corrêa Dantas
·        Capitão Francisco José da Fonseca Doria
·        Capitão Thomé da Fraga Pimentel

Em 1862 fora criada comissões na capital e demais vilas sergipanas para responder ao império noticias sobre os produtos minerais, vegetais, animais da província sergipana com o objetivo de ajudar no desenvolvimento das mesmas através da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura.
Assim em Lagoa Vermelha foram nomeados: Reverendo Manoel Nogueira Cravo, Comendador Antonio Manoel da Fraga e Venancio da Fonseca Doria. Em Lagarto: Dr. José Martins Fontes, Tenente-coronel João Dantas Martins dos Reis e David Martins de Goes Fontes.
De Campos (atual Tobias Barreto): Reverendo José Luiz d’Azevedo, Domingos José de Menezes e Goes, Pedro Barretto de Menezes. De Estância Dr. José Lourenço de Magalhães, Joaquim Mauricio Cardoso e Capitão Francisco Teixeira de Faria.




Fonte: Jornal Correio Sergipense (SE) 1840 a 1866 – in  http://memoria.bn.bracessíveis em 21 a 24 de março de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário