quinta-feira, 11 de julho de 2013

Charges para refletir e conhecer a História

"A Charge é um gênero textual cuja intencionalidade principal é fazer uma crítica por meio do humor. As charges destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas. Geralmente, abordam diversos temas, tais como assuntos do cotidiano, política, futebol, economia, ciência, relacionamentos, artes, consumo, etc.
As charges costumam ser publicadas, geralmente, em jornais, revistas e livros. Com o desenvolvimento da Internet, apareceram vários sites especializados em apresentar charges animadas elaboradas em linguagem flash.(...)
Para que o leitor se divirta com a leitura de uma charge, é preciso que ele esteja a par da situação cultural – conhecimento prévio de mundo – que a charge expõe, bem como dos recursos lingüísticos nela presentes.

Não podemos esquecer que quando o cartunista desenha/ produz uma charge, ele expõe o seu ponto de vista sobre um determinado tema."  (texto parcialmente extraído de: portaldoprofessor.mec.gov.br

observe as charges seguintes e responda:


a) Qual a mensagem das charges?
b) Sobre que temas as charges se referem?
c) Escolha uma e escreva no espaço de comentários no final da postagem sua opinião sobre ela?

charge 01





charge 02


charge 3

5 comentários:

  1. A) QUE O FILHO QUE APRENDER, E A MÃE ACHA QUE ELE ESTÁ COM MANIA DE GRANDEZA..

    ResponderExcluir
  2. a. que o filho que a prende a ler i a mãe não saber
    b.ensino publico
    c. a criança quer ler
    willas silva

    ResponderExcluir
  3. a. o menino ta falando quer aprender a ler
    b. ensino pubrico
    c. a criança quer aprender
    Vagner o lindo

    ResponderExcluir
  4. 1) QUE o filho que apender a ler e sua mãe nem liga. 2) SOBRE a educação. 3) QUE mesmo no começo dos tempo os seres humanos pensava em aprender . porque sem o ensino nos não crescemos .

    ResponderExcluir
  5. "Que o filho quer" "Aprender a ler" "Está falando"
    Nossa! Usem uma linguagem mais formal. A linguagem informal se usa mais quando as pessoas estão falando e não quando estão escrevendo.

    ResponderExcluir