segunda-feira, 18 de março de 2013

A origem dos simbolos de Boquim

Origem dos Símbolos Municipais de Boquim
José de Jesus Santos -profº e História 
da Escola Municipal
 Dep. Joaldo Barbosa/Boquim


http://geogeral.com/i/m/b/sebq.gifA origem e significados dos símbolos na cidade de Boquim são oficialmente registrados a partir do final do século XX, sendo criados pela lei nº 171, de 30 de março  de 1987 o Hino Municipal, o Selo Municipal e a Bandeira  Municipal pela lei nº 416 de setembro de 1999.
Segundo a lei nº416/99 a Bandeira já era comumente usada nos eventos festivos e solenes da cidade. Nela encontramos também o significado das cores, e  símbolos usados, infelizmente não temos registrados o nome ou nomes dos criadores dos símbolos da flâmula, mas vejamos o significado:
·         O círculo estrelado significa a coroa de Senhora Sant’Anna;
·         O cone representa o formato territorial do município;
·         A estrela em destaque simboliza o próprio município de Boquim;
·         As laranjas,  a cabeça de gado e a folhagem simbolizam os produtos que possibilitaram a evolução econômica da cidade.
A evocação e a marca da religiosidade do povo boquinense estão presentes nas cores da bandeira: sendo as cores da padroeira Senhora Sant’Anna, tendo o fundo bege e três tirames azuis na horizontal e no lado esquerdo, um circulo estrelado, um cone e sobre ele uma estrela em destaque, e dentro do cone ficam uma cabeça de boi, laranja e folhagem de fumo.


Fonte: Lei Municipal Nº 416 de Setembro de 1999.
Agradecemos a Bernadete Borges – professora de história e atual diretora do departamento de Cultura de Boquim, pelo acesso ao documento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário