sábado, 29 de setembro de 2012

Histórias da Câmara de Boquim (I)


A Câmara Off-line... parte I

José de Jesus Santos

No nosso período colonial o poder que usufruía a Camara era o poder que desfrutava o senhor da terra. Cabia-lhes fixar salários e os preços das mercadorias, o uso e o valor das moedas... Segundo a saudosa historiadora Thetis Nunes(1996), “elegiam e eram eleitos para a Câmara os homens bons, deles estando excluídos operários, mecânicos, degredados, judeus e estrangeiros(...)”.

No período imperial ocorreram varias mudanças nas lei que regulamentavam a forma de eleição dos vereadores chegando em 1846 as paróquias a apurarem os votos e a câmara a apuração final à vista da ata. Em 1875 um novo sistema de votos foi criado. Em 1881 surgiu a lei saraiva que entre outras premissas permitia a reeleição de vereadores depois de quatro anos após o termino do quadriênio em que estivesse exercendo o cargo.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

ALUNOS DO EJA (EMDJB - BOQUIM/SE) HOMENAGEIAM LUIZ GONZAGA


Os alunos da Escola Municipal Dep. Joaldo Barbosa, do Ensino de Jovens e Adultos - EJA realizaram uma grande apresentação sobre os festejos juninos e homenagearam o Rei do Baião.
Fizeram apresentação de quadrilha junina, casais caipiras, Rainhas do Milho, apresentações country e barracas com comidas típicas.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Conheça Boquim II


Trabalho dos alunos do EJA - EMD JOALDO BARBOSA - 7º ANO D


CONVITE PARA A FESTA*
ESSE ANO
TEM A FESTA DA LARANJA
PODE VIR DE NOVO
 PARA SE DIVERTIR
VENHA QUEM VIER
VAI SER TÃO LEGAL
TODO ANO É MASSA
TEM MUITAS BANDAS ESPECIAIS
VEM PARA BOQUIM
VOCÊ VAI SE DIVERTIR,
CURTIR,BRINCAR NO PARQUE
VOCÊ VAI GOSTAR NA PRAÇA DA LARANJA
 TUDO É ESPECIAL

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Conheça a nossa Boquim

Paródias desenvolvidas pelos alunos do 7º Ano – EJA na Escola Municipal Deputado Joaldo Barbosa/Boquim-SE. Começamos formando grupos e explicando a realidade e dificuldades de desenvolver  o turismo e promover a história de nossa cidade. Depois através da disciplina de Artes foi sugerido que fosse usado a música e o cartaz como forma de divulgar a história e a cultura local...Parabéns a todos estudantes que apresentaram com criatividade.


PONTOS TURÍSTICOS DE BOQUIM*
TÔ EM BOQUIM
COM A CABEÇA CHEIA DE PROBLEMAS VOU ESPAIRECER
VOU A FONTE DA MATA HOJE VOU BEBER
MAS PODE VIM, E VENHA COM A CERTEZA DE QUE VAI GOSTAR
PRECISAMOS CONHECER BOQUIM PRA NOS APAIXONAR
PELA PRAÇA HERMES FONTES HOJE EU VOU PASSEAR
E DEPOIS VOU A PRAÇA DA BÍBLIA PARA PASSEAR
PARA ESQUECER MEUS PROBLEMAS

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ferrovia de Boquim


Ferrovias na Centro Sul e suas histórias...


Torrre da Leste e ao fundo a Estação Ferroviária:
arquivo pessoal Prof José de J. Santos(2012)
 A estação de Boquim (ou Buquim) com trilhos foi inaugurada em 10 de julho 1913, na continuação da entãolinha do Timbó, que desde 1887 não era prolongada. Atualmente o prédio é usado como centro cultural restaurado pelo IPHAN.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Escravos em Boquim


ESCRAVOS NO POVOADO LAGOA VERMELHA
José de Jesus Santos

foto disponivel em: http://imagenshistoricas.blogspot.com
“As mãos e pés dos senhores de engenho” contribuíram no desenvolvimento da sociedade brasileira em especial sergipana e assim também da sociedade boquinense enquanto ainda um povoado da Freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Lagarto – o POVOADO LAGOA VERMELHA.
O Povoado Lagoa Vermelha surgiu na ordem da freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Lagarto, logo após sua independência adotou como madrinha Senhora Santana, padroeira que de um modo especial tinha um poder de invocação muito grande na passividade do negro escravo - “símbolo da Casa-Grande, dobrando o pessoal da senzala através as obediência e resignação, suportando os sacrifícios desta vida na esperança de melhores dias na futura” (Mott,1986 p.2001).
 Os coronéis donos de terra, do poder e do trabalho nada teriam se de fato os anônimos de suas casas, engenhos e senzalas não maquinassem sua força de trabalho para os fins do seu crescimento. O negro escravo chegou ao território sergipano com seus primeiros colonizadores, vindos da Bahia, a partir da conquista de Sergipe no sangrento episódio de 1590. A formação da família escrava é um dos recentes objetos estudos na historiografia da escravatura em nosso país, uma vez que estes anônimos só passaram a ter voz após o surgimento da historia nova que possibilitou desamordaçá-los. (...)

veja matéria completa em: boquimhistoriaecausos.blogspot.com