quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Dia da Mãe Preta

MÃE PRETA
Ubiratan Lustosa
fonte: www.ulustosa.com

fontefoto/internet
 Em 28 de setembro, data da promulgação da Lei do Ventre Livre, comemora-se, também, o Dia da Mãe Preta.É uma expressão tradicional. Hoje, o mais correto seria dizer-se Mãe Negra.
A Lei do Ventre Livre, sancionada em 1871 pela Princesa Isabel, foi dos primeiros atos oficiais visando a libertação dos escravos, talvez o mais difícil, porem dos mais emotivos, nessa caminhada longa que o Brasil percorreu até a abolição da escravatura. E foi a delicada mão de Isabel, a Redentora, que assinou a lei através da qual os filhos concebidos pelas negras escravas seriam livres a partir de então. Escravas, elas passavam a carregar no ventre filhos libertos.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

FATOS SOBRE A MORTE DE LAMPIÃO

O TIRO QUE MATOU LAMPIÃO

autor:// fonte : BLOG  LAMPIÃO ACESO
Lampião, o 2º personagem mais biografado na América Latina, muito estudado por centenas de pesquisadores e escritores do cangaço, mesmo já tendo transcorrido mais de 70 anos de sua morte, ainda, tem em sua biografia, muitas “LACUNAS, e ASPECTOS,” que ainda deixam dúvidas, e que não foram devidamente esclarecidos, ao longo da história. Vejamos.

Sobre a sua morte:

a) Quantos tiros levou ?
b) Qual o tiro o matou ?
c) Foi atingido pelas rajadas da metralhadora do Ten. Bezerra, ou pelo certeiro fuzil do soldado Honorato ?

terça-feira, 3 de maio de 2011

VIRGULINO FERREIRA : O ESTILISTA

clique na imagem para ampliá-la
CONSEGUIMOS ESSE ARTIGO DE WILSON AQUINO PUBLICADO NO JORNAL DA CIDADE - ARACAJU/SE    EM 24/11/2010.

BREVE COLOCAREMOS OUTROS ARTIGOS DE JORNAIS DE NOSSO ESTADO SOBRE AS CURIOSIDADES DO CANGAÇO.


sábado, 30 de abril de 2011

Passos do Cangaço em Sergipe

fonte: http://cariricangaco.blogspot.com


Lampião em Dores Por:José Lima Santana

..

Nossa Senhora das Dores - Sergipe, vista aérea.

Transcrevemos parte de espetacular artigo, publicado no Informativo Cultural Memórias Dorenses. nº 3, outubro de 2007. p. 10-12, tendo como autor José Lima Santana. O artigo será postado neste blog, em duas partes: Lampião em Dores e Segunda visita de Lampião a Dores. Santana é advogado, Mestre em Direito, professor da UFS, UNIT e FASE, membro da Academia Sergipana de Letras, sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e sócio Honorário da Associação Sergipana de Imprensa. E, acima de tudo, dorense do João Ventura. 

sexta-feira, 29 de abril de 2011

CANGACEIRO SERGIPANO

FONTE: INFONET
Volta Seca, o Cangaceiro (sergipano) de Lampeão
No precioso papel, que é documento daquela que pode ser considerada a primeira entrada de Lampeão em Sergipe, o último a ser citado, com o nome de Antonio Alves de Souza
27/02/2009 - 15:34

                                VOLTA SECA, O CANGACEIRO (sergipano) DE LAMPEÃO

                                                                                              Luis Antônio Barreto
São desencontradas as informações sobre Volta Seca, cangaceiro sergipano e um dos mais conhecidos e destacados cabras do bando de Lampeão. Em 29 de abril de 1929, quando assistiu missa em Poço Redondo, com seus “rapazes,” o próprio Virgulino Ferreira da Silva entrega ao padre Artur Passos, então vigário de Porto da Folha, uma folha de papel pautado, escrita a lápis, com os nomes, os apelidos e as idades dos integrantes do seu grupo de dez cangaceiros.