sexta-feira, 22 de março de 2013

Intendentes e Prefeitos de Boquim


Os Intendentes e Prefeitos de Boquim
José de Jesus Santos

A administração exercida hoje pela prefeitura era feita pela Câmara Municipal, pelo Conselho de Intendência e pela Intendência Municipal.

Durante o Brasil Colônia, era a câmara municipal a instituição administrativa máxima no nível municipal. Tinha a responsabilidade de coletar de impostos; regulamentar o exercício de profissões e ofícios; regulamentar o comércio; a preservação do patrimônio público, criar e gerenciar prisões.
As Câmaras Municipais desapareceram com a Proclamação da República e os Governos Estaduais nomeiam membros do "conselho de intendência". 

No ano de 1905, foi criada a figura do "intendente geral" e é instituída a "intendência municipal" surgindo o "intendente", figura da administração pública de origem francesa, que permaneceu até o início da primeira Era Vargas, surge então as prefeituras. 

Com a criação das Prefeituras as Câmaras Municipais resurgem e os Vereadores ficam como autoridades municipais abaixo do chefe do Poder Executivo. 

 Enquanto os membros da câmara municipal são eleitos pelo povo, o intendente geral é apontado pelo presidente de cada estado.

Benjamin Fernandes da Fonseca, em 1890 foi presidente do Conselho de Intendência de Boquim, e como Capitão Médico do Exército  atuou em Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e na Guerra de Canudos.

José Conrado de Araújo
imagem: blog aracajuantigga
Outro Intendente de Boquim foi José Conrado de Araújo (foto) que também foi prefeito de Aracaju (1959-1961) e Secretário da Fazenda no Governo Seixas Dória (1963).  

Sua morte, ainda não esclarecida, foi atribuída a um acidente com arma de fogo, enquanto descansava numa rede, no seu sítio, ao lado de sua companheira Ruth Dulce de Almeida.


veja fotos dos ex-prefeitos de Boquim abaixo ou site da Prefeitura.

segunda-feira, 18 de março de 2013

A origem dos simbolos de Boquim

Origem dos Símbolos Municipais de Boquim
José de Jesus Santos -profº e História 
da Escola Municipal
 Dep. Joaldo Barbosa/Boquim


http://geogeral.com/i/m/b/sebq.gifA origem e significados dos símbolos na cidade de Boquim são oficialmente registrados a partir do final do século XX, sendo criados pela lei nº 171, de 30 de março  de 1987 o Hino Municipal, o Selo Municipal e a Bandeira  Municipal pela lei nº 416 de setembro de 1999.